Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FRUSTREI E AGORA?




- Quem de nós não se frustrou uma vez na vida?
Eu, diga-se de passagem, me frustrei em diversos seguimentos "al": Pessoal,  emocional,  profissional, etc. e tal.

Mas para continuar divagando sobre essa condição decepcionante, vamos primeiramente compreender seu real significado. 

De acordo com o dicionário Houaiss a palavra frustração vem do verbo Frustrar...
Verbo:
 transitivo direto e pronominal
1   falhar ou fazer falhar; baldar(-se), anular(-se)
Ex.: <fez o possível para f.-lhe os planos> <nossos projetos frustraram-se>
 transitivo direto e pronominal
2   não corresponder à expectativa de (alguém ou si mesmo); decepcionar(-se)
Ex.: <o resultado das eleições frustrou o setor mais esclarecido da população> <o aluno frustrou-se com a nota da prova>

Frustrei e agora? São tantas opções não é mesmo? Tipo: Morro, me mato ou cometo o suicídio?  
Nenhuma delas!!! Até porque morrer e ainda por cima frustrado, ninguém merece não é mesmo? 
O fato é que todos nós em algum momento da vida, vamos acabar nos deparando com algum tipo de frustração. O que não podemos é nos acabar por causa disso! A frustração tem inicio na expectativa excessiva que depositamos em algo ou alguém e se o que esperamos sai errado ou diferente daquilo que queremos pronto, frustrou geral!
A frustração nos priva de algo e isso mexe demais com os nossos sentimentos, pois ainda temos dificuldade de trabalhar e aceitar certos "nãos"  e muitas vezes esses "nãos" são os "sims" que precisamos naquele momento. 
Mas quem disse que conseguimos enxergar isso? "Sems" chances!(rs)
Ela surge quando nos sentimos privados de uma satisfação que em determinado momento para nós é mais do que obvia, e isso tira de nós o poder de aceitar o contrário. É assim que tem que ser, acontecer e pronto! Não cabe nada além do que desejamos, almejamos, idolatramos, sonhamos e tantos outros "amos".
Desde muito cedo já passamos (olha outro "amos" aqui!...rs) por alguma frustração, mas é na fase adulta que a coisa se complica ainda mais, pois embora tenhamos (de novo!...rs) maturidade, temos também  maior dificuldade para aceitar as tais privações, seja por ansiedade, orgulho, medo, melindres, estresse, ambição ou outros fatores que contribuem ainda mais para piorar a situação. 
A verdade é que somos imediatistas demais e por mais que achemos o máximo a frase: "O tempo é o senhor da razão", quem o tempo pensa que é, para atrasar os nossos planos? Nós é que temos razão...Humpf!
Enfim, brincadeiras a parte confesso que não foi e ainda não é nada fácil lidar com as minhas frustrações. Ainda assim, resolvi levar mais a sério a tal frase do tempo...sem dúvida ele raciocina melhor com a sua passagem do que eu com meu imediatismo, muitas vezes irracional.

Ana Lúcia P.S.Oliveira (O autor é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº 9.610/1998, arts. 7º, I; 11; 17 e 18)